• administrativo@centraldoshospitais.com.br
    • (31) 3326-8001
    • (31) 3297-8184
Destaque Banner, Notícias, Notícias Gerais, Principais Notícias

Nota Técnica da Anvisa orienta sobre a prevenção de infecções pelo coronavírus em procedimentos cirúrgicos

A prática cirúrgica foi afetada diretamente, pela suspensão de procedimentos eletivos e pela priorização de cirurgias de urgência e emergência, que visavam reservar leitos para pacientes com sintomas de COVID-19.

A ANVISA, junto com diversos especialistas do país, apresentam neste documento, informações atualizadas para apoiar a tomada de decisão durante a prática peri operatória nesse período. As informações apresentadas são baseadas nas evidências produzidas até o momento, desta forma, podem ser modificadas a qualquer tempo, desde que surjam novas evidências conclusivas.

É importante ressaltar que, “revisar cuidadosamente todos os procedimentos eletivos programados”, não é sinônimo de cancelamento dos casos cirúrgicos eletivos do país. A incerteza quanto ao aumento do número de casos de COVID-19 em determinadas regiões, implica que os pacientes possam ser privados de acesso a cuidados cirúrgicos oportunos, provavelmente por muitos meses.

Indiscutivelmente, as possíveis consequências de cancelamentos imprudentes de cirurgias eletivas, podem ter um impacto mais dramático e imensurável na saúde dos pacientes, que a morbimortalidade causada pela COVID-19.

Confira as orientações no documento:

NOTA_TECNICA_06_2020_29.04.2020_CIRURGIA

Artigo anteriorArtigo seguinte

Deixe uma resposta