Newsletter

Transformando Tratamento em Conhecimento: A Inspiração do Programa EJA no Hospital Evangélico

Na rotina de um hospital, onde desafios e esperanças se encontram diariamente, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte está mostrando que o cuidado com os pacientes vai muito além do aspecto físico. Por meio do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), batizado de “Vivendo e Aprendendo”, a instituição tem proporcionado a pacientes crônicos a oportunidade de transformar o tempo de tratamento em uma jornada de aprendizado e crescimento.

Desde 2018, o projeto “Vivendo e Aprendendo” tem sido uma iniciativa pioneira que alia saúde e educação. Três vezes por semana, enquanto os pacientes recebem atendimento, professores dedicados da Escola Municipal Padre Manzano Matias se deslocam até o hospital para ensinar, tirar dúvidas, corrigir atividades e conduzir aulas.

Essa experiência única permite que o que poderia ser apenas um processo de tratamento médico se transforme em uma oportunidade para que os alunos avancem em seus estudos e conquistem novos horizontes.

Até o momento, o programa já formou mais de 100 alunos, que orgulhosamente conquistaram seus certificados, e está alfabetizando atualmente mais de 300 pessoas. A recente cerimônia de formatura, realizada na Biblioteca Pública Estadual, foi um momento de emoção e celebração. Durante o evento, os professores do EJA foram homenageados por sua dedicação e impacto na vida desses alunos.

“Oferecer a oportunidade de ser tratado fisicamente e também no intelecto e emocionalmente é muito importante”, destacou Perceu Perruci, superintendente do Hospital Evangélico.

Muitos dos alunos atendidos atravessam a região metropolitana de Belo Horizonte, conciliando suas rotinas de tratamento e estudos. Essa demonstração de perseverança reflete o poder da educação como instrumento de transformação, mesmo em cenários adversos.

O projeto “Vivendo e Aprendendo” é mais do que um programa educacional ? é um exemplo de como iniciativas integradas podem impactar positivamente a vida das pessoas. Para os alunos, o diploma é mais do que um certificado: é uma prova de que o aprendizado não tem limites e que a busca pelo conhecimento é uma jornada que vale a pena.

Parabenizamos todos os alunos, professores e profissionais envolvidos por essa conquista e por demonstrarem que, com determinação e apoio, é possível mudar histórias e criar novos caminhos!

VER MAIS

Notícias recentes

Newsletter

Nova versão do padrão TISS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar comunicou a publicação da nova versão do padrão da Troca de Informação da Saúde Suplementar (TISS)...

Newsletter

Fiscalizações das exigências da NR01

A partir do dia 26 de maio passou a valer a nova redação da NR01, norma que amplia as obrigações das empresas em relação à saúde mental no ambiente laboral...

Newsletter

Trânsito em Julgado – tese referente ao terço constitucional de férias

O Escritório Nelson Willians Advogados informa o trânsito em julgado da tese referente ao terço constitucional de férias! Saiba quais são os impactos, dessa movimentação, aos associados!...

Fortaleça a gestão da sua instituição

Se você busca orientação confiável e representatividade sólida, junte-se à Central dos Hospitais — a união da AHMG e do SINDHOMG que apoia e defende instituições em todas as frentes.

Sindical

Preencha o formulário que logo mais nosso Sindical entrará em contato!

Administrativo

Preencha o formulário que logo mais nossa Administração entrará em contato!

RH / Recrutamento e Seleção

Preencha o formulário que logo mais nosso RH entrará em contato!

Comunicação

Preencha o formulário que logo mais nosso time de comunicação entrará em contato!

Financeiro

Preencha o formulário que logo mais nosso Financeiro entrará em contato!

Comercial

Preencha o formulário que logo mais nosso time comercial entrará em contato!