A Central dos Hospitais, em parceria com a Federação Unimed Minas, lançou o Movimento Compras Colaborativas, iniciativa criada para transformar a forma como hospitais, clínicas e casas de saúde realizam aquisições de insumos e serviços. O movimento busca ampliar a eficiência operacional, reduzir custos, otimizar processos e promover o compartilhamento de boas práticas entre instituições.
As áreas de atuação incluem desde medicamentos, materiais médicos e OPME até seguros, tecnologia da informação, veículos, facilities, hotelaria e investimentos em infraestrutura. A primeira aquisição coletiva teve negociação, envolvendo soro, luvas e kits natalinos, com prazo até 12/09 para adesão das instituições interessadas.
A Central dos Hospitais sente satisfação por fazer parte deste movimento, que conta com a participação de hospitais, clínicas, cooperativas do agronegócio e até da construção civil o que torna o processo de negociação ainda mais robusto. Somente na primeira aquisição, o movimento gerou economia total de R$ 646 mil para o grupo advinda da compra de 4.450 kits para 63 CNPJs.